sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Projeto Água

Nos dias atuais, temos como realidade o uso inapropriado da água doce existente em nosso planeta.  Visando isso, a Empresa Carbografite criou em 2004 a ONG Projeto Água, que tem como intuito instruir e conscientizar a população em geral sobre a importância da água, ensinado como podemos reverter a situação de degradação do meio-ambiente. E para isso a ONG tem como objetivo ser reconhecida como um modelo internacional de organização não governamental na preservação e recuperação dos recursos hídricos. O Projeto Água, através de seus cinco programas, procura mostrar que com pequenas atitudes, podemos fazer uma grande diferença:
1- PROGRAMA REFLORESTAMENTO
Baseia-se em levar pessoas de todas as idades para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, uma vez que a educação ambiental ajuda no processo de mudanças comportamentais, uso e valoração dos recursos naturais.

2- PROGRAMA ÁGUA É VIDA
Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar a água.

3- PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS
Objetiva divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos.

4- PROGRAMA HORTA ESCOLA
Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa. Todo o processo de irrigação da Horta Escola é feito pelo método de gotejamento (mangueiras espalhadas por toda a plantação com pequenos furos em seu corpo, obtendo um maior aproveitamento da água do que teria com o método de irrigação normal). Esse programa consegue alterar sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente, deixando-as com maior responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente, com a sua comunidade e a valorizar a sustentabilidade do planeta.

5- JARDIM DOS SENTIDOS
O programa é destinado à interação de deficientes físicos e visuais, de crianças com dificuldade de aprendizagem, de idosos e de pessoas que queiram desfrutar de seus sentindo. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação de deficientes com a natureza. O programa foi desenvolvido para receber a visita principalmente de pessoas que tenham algum tipo de deficiência e a de todos que queiram vivenciar práticas agrícolas e entender as dificuldades de deficientes visuais, pois os visitantes passam por todo o circuito com os olhos vendados.
 
A fazenda do Projeto Água fica localizada no município de Petrópolis – RJ, essa Fazenda foi criada para ser o principal instrumento de efetivação da ONG. Com áreas destinadas a atividades educativas, lazer, apoio e treinamento de voluntários a Fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais, sem degradá-los. A sua criação partiu da necessidade percebida pela equipe do Projeto Água de uma área onde pudessem ser realizadas as ações da ONG. O Projeto  permite que cada funcionário da Carbografite que complete 15 anos de empresa plante uma arvore na fazenda. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário